Universidade Sénior de Coimbra 2017-09-12T19:44:41+00:00

Universidade Sénior Eneias de Coimbra

“Aprender ilumina a mente, a ignorância cobre-a de teias de aranha” Helena Petrovna Blavatsky

Ano lectivo 2017/2018

Queremos dar as boas vindas ao quinto ano de funcionamento da Universidade Sénior Eneias de Coimbra (USEC), um espaço de formação mas também de partilha e de excelente convívio.

O grupo de fundação desta Universidade Sénior foi constituído, na sua larga maioria, por estudantes e membros da Nova Acrópole, e, uma vez que a filosofia e acção da Nova Acrópole se enquadra essencialmente, há mais de 55 anos, no mundo do voluntariado cultural e social, fazemos questão que esta Universidade leve a nossa marca de seriedade, idealismo, serviço ao próximo e optimismo no futuro e na condição humana. Passados estes quatro anos, todo o apoio dos voluntários, tanto a nível de formadores como de outras colaborações que permitem o funcionamento da USEC, levou a que hoje seja inteiramente um amplo espaço de interacção.

Os que, de um modo ou de outro, queiram colaborar e integrar-se nesta cadeia de boa vontade e serviço à sociedade serão recebidos de braços abertos.

A formação na USEC não está simplesmente direcionada para o entretenimento e ocupação do tempo livre dos seniores que participam dos diversos programas educativos, mas, sobretudo, para o melhoramento da qualidade de vida, através do estudo que enobrece, dignifica e gera o prazer e a alegria da aprendizagem e da partilha com os outros.

Condições de Inscrição

– Qualquer pessoa com mais de 50 anos pode frequentar a Universidade Sénior Enéias

– O valor da inscrição para o ano lectivo 2017-2018 é de 20 euros

– O valor da mensalidade é de 12 euros e permite a frequência de 3 disciplinas à escolha entre as disponíveis (sendo gratuita a última quinzena de Setembro e primeira quinzena de Julho para os alunos inscritos)

Se desejar frequentar mais do que essas 3 disciplinas poderá fazê-lo mediante o pagamento de 2 euros por cada disciplina extra. Caso prefira, pode optar pela “Mensalidade Livre” no valor de 20 euros e frequentar todas as disciplinas que pretender.

Nota: Cada disciplina só começará a funcionar com o mínimo de 7 inscrições

Durante o ano lectivo realizar-se-ão actividades paralelas ao programa curricular:

– Visitas guiadas

– Cine-fóruns

– Tertúlias

– Conferências

– Seminários

etc.

Disciplinas disponíveis para o ano lectivo 2017/2018

Yoga (Sénior)

Erika Souza

Professor de Yoga

Desde há milhares de anos o Yoga tem sido praticado como um método para gerar estabilidade mental e a organização interior, mediante o uso recorrente de posturas que desenvolvem a concentração, autoconfiança e promovem o relaxamento e a abertura da consciência. Para além disso, estão associados benefícios físicos como ganho de flexibilidade articular, tonificação muscular, equilíbrio, regulação hormonal e estimulação gástrica. Exercícios adicionais de respiração (pranayma) e de meditação (mindfulness e compaixão) serão introduzidos nas sessões.

Chi Kung

José Ramos

Instrutor de Chi Kung e Médico de Medicina Tradicional Chinesa

O Chi Kung é uma “ginástica” medicinal chinesa com o objectivo de harmonizar a circulação energética (Chi) e que se reflecte na saúde, força, equilíbrio de vida, circulação correcta e harmoniosa do Chi.

A combinação do movimento, postura e respiração são as chaves necessárias para atingir a tranquilidade e daí uma melhor quantidade e qualidade da nossa energia.

O Chi Kung pode ser praticado em todas as idades e independentemente de praticamente qualquer limitação física.

Investigações têm demonstrado que o Chi Kung é um exercício muito completo que beneficia todos os orgãos e sistemas do corpo: Sistema Locomotor, Metabolismo, Sistema Respiratório, Sistema Cardiovascular, Sistema Digestivo, Sistema Nervoso, Sistema Endócrino, Sistema Imunológico

Pintura

Françoise Terseur

Artísta Plástica

Destinado a todos aqueles que queiram expressar a sensibilidade artística através das artes plásticas, independentemente de possuírem conhecimentos prévios de técnicas de pintura.

(suplemento para frequência desta disciplina 20€ mensais)

Informática

Álvaro Oliveira

A Informática está hoje presente de muitas formas no nosso dia-a-dia. Com o aparecimento da internet e com a massificação do seu uso, os computadores deixaram de ser apenas ferramentas de trabalho ou máquinas de jogos para se transformarem em terminais que nos permitem aceder à maior biblioteca do mundo e pesquisar informação sobre qualquer tema, manter contacto com amigos e familiares em qualquer parte do mundo, ver vídeos, ouvir música, fazer compras, etc.. Estes, são alguns motivos que fazem com que a informática e a internet sejam particularmente úteis para o púbico sénior.

NOTA: Os interessados terão que trazer o seu próprio computador portátil

História da Arte

Françoise Terseur

Artista, Investigadora e Professora da Nova Acrópole

A arte fala-nos da vida, da forma como sentimos, compreendemos, sonhamos e amamos.

A Linguagem da Arte é a memória das formas que nos falam do Homem ao longo do tempo, do seu desejo de interpretar e de perdurar na criação sempre renovada de si mesmo. Desta forma, conhecer a arte é aprender a interpretar a vida através dos seus múltiplos ensaios para captar a beleza que dorme no coração de cada um de nós.

História das Religiões

José Ramos

Professor da Nova Acrópole

Na sua etimologia, a palavra religião significa voltar a unir ou voltar à unidade. Todas as religiões têm o propósito de tornarem-se um caminho de acesso para o transcendental que denominamos Deus. As palavras, as formas que utilizamos para o representar variam em conformidade com cada época, cada povo e cultura. Quando a ciência se interroga sobre os primórdios da vida e do cosmos demonstra a mesma intensão metafísica que os primeiros seres humanos que ergueram altares de pedra em nome do grande mistério da existência. Os meios tecnológicos mudaram as nossas vidas e hoje sabemos mais, mas dentro do nosso coração mantemos a mesma eterna inquietação sobre o verdadeiro sentido da vida.

Do oriente até ao ocidente floresceram muitas religiões, sinal vivo da necessidade espiritual da humanidade.

Através do estudo comparado das grandes correntes religiosas podemos ter uma visão ampla da sua influência no mundo das ideias e das formas sociais, culturais e políticas, através das quais se manifestaram e propagaram, síntese de preciosos ensinamentos. A História das Religiões oferece-nos um meio de compreensão das grandes questões da vida humana.

Agulhas Mágicas

Tânia Neves

A arte de transformar um fio de linha ou de lã numa qualquer peça criada com uma ou duas agulhas é, simplesmente, mágica. A cada ponto dado, a cada laçada acrescentada, o trabalho vai ganhando forma, o novelo vai diminuindo de tamanho e a sensação de encantamento e realização vai crescendo. A verdade é que, sendo a Arte uma forma de nos comprometermos com a vida, a disciplina de Agulhas Mágicas (crochet e tricot) pretendem estimular a criatividade de todos aqueles que as desejem frequentar e bem assim a criação de pequenas obras de arte, tudo num espaço que pretende ser de partilha, de imaginação e de muita alegria e boa disposição.

NOTA: Todos os materiais necessários e solicitados pela professora ficarão a cargo dos alunos.

Portugueses: Figuras, Factos e Contextos

Ana Patrício

Professora de História

Durante a maior parte do século XX, do nosso passado colectivo conhecia-se este ou aquele herói, em geral efabulado pelo Estado Novo, e uns quantos episódios filtrados pela lupa do nacionalismo e pela propaganda do regime. Os portugueses eram os melhores e nunca perdiam guerras.

Hoje, é possível termos uma visão mais clara e realista daqueles que nos habituámos a chamar “as grandes figuras da História de Portugal”, o que foram, como viveram, o que determinou ou condicionou as suas acções.

Os reis D. Afonso Henriques ou D. Carlos, mas também o músico Carlos Seixas, o caricaturista Bordalo Pinheiro ou o jesuíta Pe. António Vieira, entre outros, servem de pretexto para ampliar conhecimentos, satisfazer curiosidades e questionar o nosso passado para melhor entendermos o nosso presente.

Aulas de Cavaquinho

Álvaro Oliveira

O cavaquinho é um dos mais tradicionais instrumentos de cordas. É originário do Minho, tendo sido depois levado para outros lugares como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Hawai.

Um instrumento pequeno e leve, de apenas 4 cordas é no entanto grande no poder que tem de nos trazer tantas alegrias e sorrisos por onde passa.

Cantos Populares

Álvaro Oliveira

Como diz a sabedoria popular “quem canta seu mal espanta”, pois os seus benefícios no bem-estar pessoal assim como no desenvolvimento das relações interpessoais, convívio, etc. são inumeráveis.

Cantar é uma extraordinária expressão da alma e os cantos populares trazem-nos o encanto de mergulhar nas raízes tradicionais e nas memórias vivas de um povo e de cada um de nós.

Nutrição

Teresa Mourão

Nutricionista

O leite faz mal? O pão engorda? Devo eliminar glúten da minha alimentação? Que alimentos devo conjugar para aumentar a absorção de ferro?

O desenvolvimento científico na área da saúde e particularmente na Nutrição, tem vindo a sensibilizar cada vez mais a população a ter uma alimentação saudável e um estilo de vida adequado. Com o aumento da informação surgem também muitas dúvidas e questões  que não são bem esclarecidas.  A disciplina de Nutrição aborda  temas não só da área clínica como também da higiene e segurança alimentar. Para além da aquisição de conhecimentos, pretende-se também desmitificar alguns conceitos e principalmente fazer da Nutrição sinónimo de saúde,  bem-estar, felicidade e longevidade.

O dia-a-dia do Direito

Fernando Rodrigues

Jurista

A presente cadeira visa potenciar as capacidades cognitivas através, não só, de explanação de matérias de direito (direito constitucional, direito administrativo, propriedade horizontal, herança, direitos do consumidor, direitos reais, etc), mas também, através, de actividades paralelas, mas nucleares, tais como conferências, palestras, visitas de estudo, etc, que tenham por objecto não só matéria de direito, mas também, a abordagem de assuntos que permitam olhar o ser humano de forma integral, que permitam em suma uma abordagem holística.

Teatro

Ricardo Carvalho

Actor

O Teatro, como modo de aperfeiçoar as capacidades de comunicar e de interagir de cada ser humano, começa por ser uma verdadeira celebração da vida. Ao pisar o palco, cada um dos participantes trará consigo histórias para contar, paixões arrebatadoras, cruéis destinos para enfrentar, boas e más notícias e um sem-número de outras coisas sonhadas…ou nem por isso. Assim, com a ajuda de todos, a peça teatral torna-se uma verdadeira festa de convívio, de partilha e de confiança. Nestas aulas procuraremos, através de reflexões e de exercícios práticos, não só transmitir alguns conhecimentos sobre Teatro, mas, sobretudo, fazer dele essa festa da vida!

Cinema

Erika Souza

Desde os anos 1830 que a percepção do movimento na reprodução técnica de imagens fascina o Homem. Desde as teorias por trás deste fenómeno, aos elementos que compõem o filme, passando pela escrita do guião e a criação da personagem, muito há para partilhar na disciplina de cinema


Saúde para a Vida

Augusto Alvarez

Enfermeiro

No ciclo de vida, desde que nascemos, que um dos objetivos mais importantes que todos almejamos é o da saúde. Todos dizemos que sem saúde as coisas não vão bem. Mas o que é saúde? O que fazemos para que a tenhamos ou não? Somos responsáveis pela saúde que temos? Quem tem mais responsabilidades? Estas são algumas perguntas que me ocorrem, mas muitas estarão nas vossas mentes.

Pretende-se neste espaço de partilha refletir sobre este tema, partilhar as experiências e procurar obter algumas respostas às nossas dúvidas.

No ciclo de vida é um privilégio chegarmos até onde estamos e promover a cada momento mais Saúde para a Vida

 

Mente Criativa

Tânia Neves

Como bem dizia o mestre da Física, Albert Einstein, ” a mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”.

Embarque numa odisseia prazerosa e fantástica pelos meandros da mente, dos seus poderes criativos e criadores, limites, limitações, habilidades e capacidades, estimulando a sua criatividade, positividade, dons e talentos, memória e inteligência emocional, superando medos, bloqueios e crenças limitadoras e manifestando uma nova realidade mais harmoniosa, equilibrada e abundante, no seu dia-a-dia!

Escrita Criativa

Tânia Neves

A linguagem é, por excelência, a fonte de toda a informação e comunicação. É através dela que expressamos ideias, sentimentos, emoções, ficções, mas também é graças a ela que estabelecemos um sistema de trocas e de circulação de bens, que satisfazem as nossas necessidades básicas de ser humano. A linguagem permeia a Vida e esta, recria a linguagem. A linguagem é composta por símbolos e sinais, as palavras, as letras e os números… Usando-os de forma criativa, podemos “dar asas à nossa imaginação”, superar os nossos limites espácio-temporais e exercitar a nossa criatividade, emotividade, memória e inteligência. A escrita criativa não consta apenas de um poema ou prosa literária mas também de um dia-a-dia mais positivo, criativo, grato e feliz!

Todos os alunos que queiram poderão integrar a rede de voluntários da Universidade Sénior Enéias, pois o seu funcionamento será integralmente realizado por voluntários, desde a recepção e atendimento, secretariado, limpeza de salas, divulgação, biblioteca e o leccionamento das diferentes matérias de estudo. Aquele que, de um modo ou de outro, queira colaborar e integrar-se nesta cadeia de boa vontade e serviço à sociedade será recebido de braços abertos.

Horários

Em baixo encontra os horários disponíveis até ao momento. Actualizaremos assim que seja possível os horários das restantes discíplinas, assim como a introdução de mais disciplinas.

Mais informações

INSCRIÇÕES ABERTAS através do e-mail coimbra@nova-acropole.pt
ou dos tlf 239 108 209 (a partir das 19h) // 933 931 022

NOVA ACRÓPOLE DE Coimbra
R. do Brasil, 194 – R/c | 3030-775 Coimbra

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta das 17h00 às 21h00