Universidade Sénior Eneias 2017-04-11T09:29:32+00:00

Universidade Sénior Eneias

“Aprender ilumina a mente, a ignorância cobre-a de teias de aranha” Helena Petrovna Blavatsky

A Juventude não é um momento da vida
É um estado de espírito. (…) Um temperamento da vontade,
uma qualidade da imaginação, um vigor das emoções,
a frescura que brota das fontes profundas da vida.
Juventude significa a vitória da coragem sobre a timidez, da aventura sobre o conforto.
Ninguém envelhece somente por viver um determinado número de anos,
envelhece pelo abandono dos ideais.
Os anos podem enrugar a pele, mas perder o entusiasmo enruga a alma. (…)
Tu és tão jovem quanto a tua fé, tão velho quanto a tua dúvida.
Tão jovem quanto a tua auto-confiança, tão velho quanto o teu medo.
Tão jovem quanto a tua esperança, tão velho quanto o teu desalento.

Samuel Ullbam

É com grande alegria e esperança que, após mais de trinta e sete anos de actividades culturais e educativas em Portugal, se torna realidade a Universidade Sénior Eneias, cujo âmbito de acção serão as cidades de Lisboa e Coimbra.

As aulas e outros eventos desta Universidade Sénior, seguindo o modelo inglês, terão lugar nas instalações da Associação Cultural Nova Acrópole, em:

  • Lisboa na Avenida António Augusto de Aguiar 17 – 4º esq.
  • Coimbra na Rua do Brasil nº 194 – R/c

Todas as funções serão exclusivamente desempenhadas por voluntários: desde a recepção e atendimento, secretariado, limpeza de salas, divulgação e o leccionamento das diferentes matérias de estudo. Aquele que, de um modo ou de outro, queira colaborar e integrar-se nesta cadeia de boa vontade e serviço à sociedade será recebido de braços abertos. O grupo de fundação desta Universidade Sénior é constituído, na sua larga maioria, por estudantes e membros da Nova Acrópole, e uma vez que a nossa filosofia e acção se enquadra essencialmente, há mais de 55 anos, no mundo do voluntariado cultural e social, almejamos que esta Universidade leve a nossa marca de seriedade, idealismo, serviço ao próximo e optimismo no futuro e condição humana.

Inauguração em Lisboa

Inauguração em Coimbra

A formação não estará simplesmente destinada ao entretenimento e ocupação do tempo livre dos seniores que participem dos distintos programas educativos, mas sim com o fito de melhorar a qualidade de vida, iluminar a mente com o estudo que enobrece e dignifica, pelo prazer e alegria que gera aprender, mais ainda se aprendermos em conjunto com os outros; e para oferecer ferramentas de expressão e compreensão à alma humana neste cenário de vida onde, se ainda vemos a vida com olhos de criança, significa que a nossa alma não foi vencida pelo tempo, nem pelas experiências mal assimiladas.

Dada a condição humana, que é fraterna e social, a finalidade desta Universidade Sénior é gerar vínculos de concórdia entre os associados ou simplesmente beneficiados dos distintos eventos. E ver, seguindo a filosofia de Platão e a da própria natureza, esta etapa da vida sénior como a dos mais vivos e serenos resplendores, a mais fértil para os trabalhos da alma e para aprofundar o sentido profundo da vida.

Deste modo elegemos para lema da Universidade Sénior Eneias um ensinamento de Helena Petrovna Blavatsky, a grande idealista e sábia do século XIX:

“Aprender ilumina a mente, a ignorância cobre-a de teias de aranha”

O nome de Eneias surge porque esta personagem histórico-mítica foi na antiguidade clássica romana o símbolo da piedade filial, porquanto, depois da Guerra de Tróia levava pela mão o seu filho, os lares sagrados da cidade na outra mão, e aos seus ombros o seu pai Anquises, que já não podia caminhar. O símbolo que escolhemos caracterizar a nossa missão é a cegonha, ave signifer de Eneias e da piedade, pois alimenta os seus pais já inválidos no ninho, como se fossem as suas crias.

Ver Programa de LISBOA

Ver Programa de COIMBRA

INSCRIÇÕES ABERTAS