Voluntariado 2017-04-11T09:29:32+00:00

VOLUNTARIADO

A experiência viva de solidariedade humana e com a natureza produz mudanças profundas

“O autêntico conhecimento interior começa pelo serviço aos outros” Jorge Ángel Livraga

Voluntários da Nova Acrópole na Feira do Livro de Lisboa

Angariação de alimentos para a Paróquia dos Vicentinos do Feijó.

A Nova Acrópole desenvolve um trabalho continuado de voluntariado em vários sectores de actividade, nomeadamente no apoio aos mais carenciados e no âmbito ecológico. A sua acção estende-se a mais de 60 países do mundo e enquadra-se no actual fenómeno positivo de uma cultura de voluntariado que invoca a necessidade de irmos construindo uma sociedade mais justa e humana.

Voluntários da Nova Acrópole realizam uma limpeza ecológica

Tricot solidário na Nova Acrópole

Formamos parte desse núcleo da sociedade que não se limita a falar de solidariedade, tolerância, generosidade, mas que pratica esses valores e vai edificando um estilo de vida propício à descoberta da nossa verdadeira realidade como seres humanos. Não se trata de uma moda, mas da necessidade de sermos coerentes, simples, autênticos, integrados com a Natureza, deitando por terra as máscaras que o consumismo e a comodidade criaram nas últimas décadas.

Distribuição de alimentos para pessoas carenciadas. NA Espanha

Limpeza ecológica no rio. NA Alemanha

Distrubuição de roupa e alimentos aos refugiados. NA Serbia

O voluntariado acropolitano promove a fraternidade para além das diferenças entre as diversas tradições culturais, políticas e religiosas e, no âmbito ecológico, o respeito pela Natureza em si e não como recurso do Homem. Nós somos parte integrante da família da Natureza e deveremos reatar no nosso interior o velho sentimento de Sacralidade da Natureza. Como dizia o historiador Lynn White a raiz do problema ecológico está em considerarmos a Natureza como um recurso e termos perdido o arquétipo espiritual da Mãe-Natureza.

Festa de Natal para crianças carenciadas. NA Bulgaria

Participação da Nova Acrópole na Feira de Voluntariado de Lisboa

Campanha “Salvémosles del frío” na NA Peru. Entrega de roupa e alimentos.

Em Portugal promovemos acções de limpeza, caminhadas pela Natureza, formação filosófica e Chi Kung para tóxico-dependentes, apoio médico a idosos necessitados, formação de pais no âmbito da educação, entre outras actividades de voluntariado.

Conta contos para crianças, realizado por voluntários da Nova Acrópole

Voluntários da Nova Acrópole no Greenfest de Cascais

Voluntários da Nova Acrópole participam em jornada de artesanato

Voluntários da Nova Acrópole Lisboa a trabalhar em projecto solidário

Se pretendes tornar-te Voluntário na Nova Acrópole tens as seguintes possibilidades

1) A realização do curso de Iº nível – Filosofia e Psicologia Práticas permite ao formando tornar-se Membro da Associação podendo assim participar como Voluntário nas várias actividades desenvolvidas pela Nova-Acrópole.

2) Inscrição como Voluntário na nossa sede, acordando qual o nº de horas que pretende disponibilizar por semana.

Inscreve-te! Envia um email para um Centro da Nova Acrópole em Portugal

Existem várias actividades possíveis para exercer Voluntariado na Nova Acrópole, entre elas estão o Voluntariado Cultural e Social

A cultura para o ser humano não é apenas um acumular de intelectualidade ou um “luxo” a que apenas alguns se podem dedicar, ela constitui a base sobre o qual se desenvolve a consciência sobre nós mesmos e sobre o mundo, abrindo horizontes, capacidade imaginativa e criativa, capacidade de criar caminhos e alternativas.

Este é o motor que constituí o cerne do trabalho cultural que a Nova Acrópole desenvolve voluntariamente em todo o mundo há 55 anos.

Esse trabalho é realizado por voluntários que dão o seu contributo não só ditando conferências e cursos mas criando todas as condições para a sua promoção e realização, organizando bibliotecas, material bibliográfico, etc.

Se gostava de ser um elo importante deste trabalho de voluntariado, poderá inscrever-se e colaborar na medida das suas possibilidade em acções como:

– Organização e manutenção da Biblioteca;

– Divulgação através de mailing list e página web das actividades;

– Organização dos espaços de actividade;

– Apoio ao acolhimento às actividades;

– Participar nas representações do Grupo de Teatro, Coro e poesia da Nova-Acrópole;

– Realizar actividades de divulgação com a Equipa de Propaganda;

– Colaborar nas actualizações da Página Web;

– Revisão de textos;

– Tradução de Textos;

– Participar nas actividades pontuais de ecologia e voluntariado social a decorrer na Associação.

Queres apoiar-nos?

Inscreve-te! Envia um email para um Centro da NA em Portugal

Há muitas razões para apoiar a Nova Acrópole. Todas as actividades que realizamos desde a página web, os cursos que realizamos, as visitas e actividades culturais que proporcionamos, fazemo-lo de uma forma altruísta tentando dar a conhecer ao mundo os conhecimentos que sempre foram válidos para o ser humano e recrear a filosofia como uma forma de vida.

Mas como muitas das coisas neste mundo têm uma contrapartida económica e como esta associação não está isenta de pagar pelos recursos que utiliza (renda, material, computadores, propaganda…) se quiseres colaborar podes fazê-lo através de doações, da participação nas actividades da Nova-Acrópole, da compra de livros, artigos de artesanato, quadros, videos das conferências e todos os artigos disponiveis na associação.

Os nossos Parceiros

Obrigado a todos os amigos que nos têm apoiado até agora!