A Rock Rose está relacionada com as qualidades anímicas do valor e da constância, sendo uma das flores importantes que integra o Rescue. É uma pequena planta baixa com pequenas flores amarelas brilhantes que brotam por fases entre o princípio do Verão e o princípio do Outono. As flores costumam brotar de uma em uma ou de duas em duas, e as da parte inferior da planta nascem antes das da parte superior. A época de máxima floração é relativamente curta e termina quando os talos das flores se inclinam para baixo.

Quando o medo se converte em pânico

No estado Rock Rose negativo, a personalidade está extremamente ameaçada no aspecto psíquico e, com frequência, também o físico. Isto ocorre em circunstâncias excepcionais e situações críticas como acidentes, doenças repentinas, catástrofes naturais, naquelas em que o indivíduo não está preparado para fazer frente ao embate de energias. A personalidade, totalmente angustiada, enfrenta uma situação em que os acontecimentos se desenvolvem a uma velocidade vertiginosa. É provável que neste estado se manifestem sintomas físicos como, paralisia, perda de audição repentina, perda da fala, sensação de hipotermia, calafrios e perda de controlo de movimentos.

A impotência perante o medo

O estado de Rock Rose negativo caracteriza-se por temores e medos avassaladores em situações em que o paciente considera urgentes. Sentimo-nos impotentes e à mercê da fúria dos elementos. O Rock Rose só se apresenta como um estado passageiro. Nas crianças, menos estáveis psiquicamente que os adultos, Rock Rose encontra aplicação com maior frequência. Não obstante, existem pessoas com temperamento Rock Rose; são aquelas que costumam entrar em estados de choque perante situações desagradáveis. Costumam ser sensíveis, sentem pânico com facilidade e são propensas a perturbações do sistema nervoso. Podem inclusivamente perder a noção do espaço e do tempo.

É aconselhável dar de beber em golos às crianças que de noite acordam de pesadelos dando gritos, e continuar com o remédio até que se tenham tranquilizado. As pessoas que por milagre acabam de sair ilesas de um acidente de aviação ou de um atentado e ao qual o medo as percorre até aos ossos, está num estado Rock Rose negativo.

A outra cara do medo: a coragem

A energia Rock Rose liberta a personalidade da sua angustiosa paralisia e permite que o medo se possa converter em coragem, e cedo em heroísmo, que num caso agudo faz esquecer até o próprio eu para o bem de outro.

O Dr. Bach definiu esta flor como: «O remédio indicando para emergências, acidentes, ataques ou doenças repentinas. Especialmente em casos desesperados, ou quando o doente está muito assustado ou aterrorizado, ou quando a condição é bastante grave podendo causar inquietude aos mais chegados. Se o paciente não está consciente, pode-se humedecer os lábios com o remédio. Poderá ser que necessitem também de outros remédios para além deste, como, por exemplo, se há inconsciência – quer dizer, um estado de profunda sonolência-, Clematis ; se há tormento, agrimony, etc.»

 

Carmen Morales

By | 2017-04-11T09:29:43+00:00 Março 30th, 2017|Artigos, Artigos Recomendados, Florais de Bach|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment