Programa de Estudos da Nova Acrópole 2017-04-11T09:29:32+00:00

Programa de Estudos da Nova Acrópole

A Escola de Filosofia à maneira clássica Nova Acrópole inspira-se na poderosa tradição platónica para promover a Filosofia como modelo de vida. O conhecimento e o desenvolvimento das qualidades do ser humano são o resultado.

A Nova Acrópole desenvolve um programa de estudos comum para todos os paises, ministrado em níveis sucesivos sendo necessário o seu seguimento para se tornar sócio. Trata-se de uma actualização dos conhecimentos tradicionais de Oriente e Ocidente que, em concordáncia com o humanismo clássico, relaciona Ciências, Artes e Filosofias.

Nível I

Curso de Filosofia Prática – Sabedoria para a Vida (veja o programa AQUI)

Cursos Avançados

Psicologia: Conjunto de conhecimentos e práticas que permitem ampliar a consciência trabalhando sobre a imaginação e a memória para desenvolver a nossa mente e aprender a controlar as emoções com os sentimentos superiores. É a chave do “conhece-te a ti mesmo” para chegar a uma psico-síntese.

Sabedoria do Oriente e do Ocidente (dois níveis): Compendio de temas que giram em torno do universo, a vida e o ser humano, abordados desde as tradições da Sabedoria no Oriente e no Ocidente, e as suas implicações nos postulados da ciência atual.

Simbologia das Civilizações: Estudo e análise comparada dos mitos e símbolos das religiões e civilizações.

Filosofia aplicada e Ética: Percurso pelas principais Escolas de Moral do Oriente e do Ocidente.

Sociopolítica: Um enfoque filosófico para melhorar a nossa sociedade.

Oratória (dois níveis): Recuperação da arte da palavra, a eficácia na expressão oral.

História da Filosofia (quatro níveis): Conhecimento profundo das propostas da Filosofia ao longo da História, análise do seu contexto a sua influência.

História das Religiões: Estudo comparado das mensagens teológicas das religiões que, que em todos os tempos, têm elevado a consciência da humanidade.

Antropogénese: Estudo das conceções do ser humano e a sua evolução.

Cosmogénese: Estudo das conceções dobre a origem do universo e do seu desenvolvimento.

Astrologia: Estudo da conceção do universo como um sistema de seres vivos que interatuam, o que se aproxima da moderna teoria GAIA.

Filosofia da Ciência: Estudo dos fundamentos filosóficos de toda a ciência e da epistemologia que subjacente a todo o método cientifico.

Estética Metafísica: Estudo sobre os processos do caminho até à beleza.

Sobre estes estudos a OINA outorga os seguintes Diplomas:

 

  • “Diploma de especialização no estudo comparativo do pensamento universal”
  • “Título de especialista em Filosofia do Oriente e Ocidente” para programas de 750 horas, equivalentes a 30 créditos.
  • “Título de grau de Máster (Mestre) em Filosofia do Oriente e Ocidente”. Primeiro grau e segundo grau. Para programas com o mínimo de 1500 horas, equivalentes a 60 créditos cada um.